Tratamentos Dentários

 

Prevenir a Cárie Dentária

 
Placa Bacteriana
Placa bacteriana também designada por biofilme ou placa dentária é o resultado da acumulação de bactérias da flora microbiótica bucal sobre a superfície dos dentes sendo o factor determinante para que ocorra cárie.
Cáries dentárias
As bactérias produzem ácidos que resultam da fermentação de alimentos com elevado teor de hidratos de carbono e açúcares destruindo o esmalte dentário e provocando o que se designa por cárie dentária. A cárie deve ser tratada assim que detectada possibilitando um tratamento com técnicas muito simples com ausência de dor.
 
 
 
Fase inicial
Na sua fase inicial a cárie é detectada apenas por uma ligeira destruição do esmalte dentário, não existe dor pode ser detectada apenas pelo dentista.
 
Fase avançada cárie dentária
Numa cárie profunda, existe a destruição do esmalte e da dentina, formando-se uma cavidade no dente. Nesta fase pode existir dor com o contacto de alimentos frios ou quentes.
Numa cárie em estado muito avançado, vasos e nervos são atingidos, a destruição do dente atinge a polpa, existe dor dando muitas vezes origem a um abcesso que se não for tratado poderá evoluir para granuloma e consequentemente para quisto.
 
Prevenção das cáries dentárias.
A prevenção das cáries dentárias inclui evitar alimentos com elevado teor de açúcar, higiene oral diária correcta com utilização de dentífrico, técnica de escovagem adequada e fio dentário no final das principais refeições, aconselhados pelo seu médico dentista.
 
 

Próteses dentárias removíveis

 
 
Estas próteses são de dois tipos: acrílicas ("plástico" cor-de-rosa) e esqueléticas (metal), substituem todos ou alguns dentes em falta; a adaptação, higienização e durabilidade são melhores para as esqueléticas. Os dois tipos de próteses devem ser retiradas no final de cada refeição para serem higienizadas e, para a escovagem dos dentes, caso existam. No mercado existem alguns produtos para a sua higienização e fixação (caso seja necessário).
 
 

Próteses Dentárias Fixas e Implantes

As próteses fixas são próteses em metal e/ou porcelana, substituem um, vários ou todos os dentes sendo necessário neste caso, recorrer aos implantes dentários que, são peças metálicas que se aplicam no osso maxilar para substituir dentes e/ou fixar próteses fixas e removíveis. A higienização no final de todas as refeições é fundamental.
 

Destartarização

Designa-se por destartarização a remoção eficaz de toda a placa bacteriana e tártaro na consulta do médico dentista, reduzindo a acumulação de bactérias, evitando inflamações nas gengivas e facilitando a escovagem dos dentes diariamente
.
O que é a placa?
A placa é uma película que se forma constantemente em todas as áreas dos dentes. É composta por bactérias, subprodutos bacterianos e pela saliva. Os ácidos produzidos pelas bactérias da placa atacam o esmalte dos dentes provocando a formação das cáries.

O que é o tártaro?
Os minerais da saliva combinam-se com a placa na superfície dos dentes e solidificam formando um depósito irregular e desagradável chamado tártaro. O tártaro, que é principalmente mineral, cria uma superfície sólida que torna a remoção da placa mais difícil. A escova de dentes e o uso de fio dentário não conseguem remover o tártaro depois dele se ter formado. A destartarização deve ser repetida de 6 em 6 meses.
 
 
Extracção dentária

Tratamento endodôntico (desvitalização) -

 
Restaurações

Periodontite